terça-feira

O navio “João Cândido” e o renascimento da indústria naval no Brasil


Com a presença do presidente Lula e de Dilma Rousseff, e em clima de grande expectativa, foi lançado ao mar na última sexta (07/05) o primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). Não se trata de qualquer lançamento ou inauguração. Significa, o renascimento de uma indústria vital para qualquer país digno da grandeza do Brasil: a indústria naval. Vale lembrar que antes do governo de Fernando Henrique Cardoso intentar a morte da indústria naval brasileira (encomendando navios em estaleiros sul-coreanos), o último empreendimento deste tipo levado a cabo em nosso país foi o navio Livramento, cuja construção foi encomendada em 1987 e levou 10 anos para ser concluída.


Logo, trata-se de grande um feito, pois é a primeira construção de um navio de grande porte fabricado em nossos estaleiros nos últimos 13 anos!!!

A simbologia do ato não para por aí. O navio de tipo Zuezmaz, com 274 metros de comprimento e com capacidade de transportar um milhão de barris de petróleo levou o nome de um dos heróis do povo brasileiro, João Cândido, líder da Revolta da Chibata. Ele, o marinheiro, homenageado pela linda canção de Aldir Blanc e João Bosco batizada de “Almirante Negro”.

Este empreendimento grandioso só foi possível graças à viabilização do citado Promef que surgiu como um dos carros-chefe do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O objetivo deste programa no âmbito do PAC é o de reestruturar e modernizar novas unidades de produção de navios-petroleiros de grande porte em estaleiros nacionais.

Este tipo de realização que sintetiza a defesa dos interesses nacionais é uma bandeira a que devemos nos apegar. E, com mais este exemplo, demonstrar a enorme diferença entre o governo Lula com a tragédia dos governos de FHC.

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