Uma caravana de mulheres de 11 estados brasileiros, representantes da AMT – Ação da Mulher Trabalhista, marcou presença no Seminário "As mulheres e a Reforma Política”, realizado nesta terça-feira (10), no Auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, em Brasília.
Além da AMT, participou também do debate, promovido pelo PDT, PT, PC do B, PSB, PSTU e PSOL, a deputada pedetista Flávia Morais (GO), que coordenou o painel da Reforma política: Democratização do Poder e a Participação das Mulheres, com a exposição da ministra Iriny Lopes e da senadora Vanessa Grazottin (PCdoB).
O objetivo do evento foi o de construir uma pauta comum mínima das mulheres para a reforma política. Segundo a secretária-geral da AMT, Sirley Soalheiro, foi elaborado um documento final apontando prioridades como a fidelidade partidária programática e a correção de distorção da democracia representativa com ampliação da democracia participativa.
Foram destacados também o financiamento público exclusivo de campanha para coibir a influência do poder econômico e os altos custos dos processos eleitorais.
As mulheres defenderam a votação em lista fechada e com alternância de sexo, construída de forma participativa pelos partidos e ainda repudiaram o voto distrital.
Assista abaixo a entrevista com Sirley Soalheiro, durante reunião na manhã de hoje (11), na sede do PDT, em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário