Em conversa com o amigo José João Louro, percebo que o quadro social grego caminha para uma explosão violenta da extrema direita com proliferação de ideias e atos fascistas. Vejam no diálogo, a análise de José João:
Jose Joao Louro
Impressionantes os resultados na Grécia. Em Atenas o Syriza (esquerda radical ou Bloco de Esquerda) ganhou as eleições em número de eleitores , embora a nova democracia ganhe em número de deputados. Para terem uma ideia do sistema grego ,existem duas áreas em Atenas. Atenas A e Atenas B.Em Atenas B ,o departamento mais populoso , a Syriza teve 21,8 por cento dos votos e elegeu 9 deputados e a Nova Democracia teve apenas 12,4 por cento dos votos e elegeu 14. O que é claramente demonstrativo da distorção que favorece a direita, Ainda em Atenas B ,o Pasok foi a quinta força política em número de votos e elegeu quatro deputados. O Pasok em Atenas B ficou atrás dos independentes gregos e dos comunistas do KKe que elegeram 5 e 4 deputados em Atenas B.
Em Atenas B
votos
Syriza - 222657 votos -21.81% 9
New Democracy - 126598 votos - 12.4% 14
Independent Greeks - 112204 votos - 10.99% 5
Communist Party - 98361 9 votos - 64% 4
Pasok - 92593 9 votos - 07% 4
Golden Dawn - 68432 6 votos - 7% 3
Democratic Left - 67378 6 votos - 6% 3
Recreate Greece - 38505 3 votos -7,7% 0
Ecologist Greens - 35243 3 votos - 4,5 0
Jose Joao Louro
Isto dá uma situação explosiva na grécia ....
Jose Joao Louro
Esta distorção a favor da direita é explosiva. Em Atenas ,as massas votaram claramente á esquerda , mas não obtiveram representação parlamentar eqyucalente. A classe média alta votou na extrema direita com saudosismo dos "coronéis" .
Julio Rocha
Pelo que parece, Jose Joao Louro, será difícil formar um governo...... Pelo quadro atual percebo que haverá novas eleições em setembro...há ± 1 hora · CurtirCurtir (desfazer).Jose Joao Louro Sim . a sociedade grega não aceita o acordo da troika ...os partidos que fizeram esse acordo correm riscos de ainda serem mais pressionados pelas urnas, O partido vencedor , de direita ,teve um bónus de 50 deputados. A esquerda radical ganh...ou nas grandes cidades em número de votos. Mas o voto rural foi conservador e a nova democracia ganhou ,um por cento a nível nacional. Em novas eleições a Syrisa pode ficar em primeiro lugar ,mas reforçar-se ainda mais a extrema direita .
Julio Rocha
Este reforço na tendência de extrema direita pode ser bastante ampliada - imagino - caso as ameaças alemãs de não enviar a segunda remessa do apoio financeiro a Grécia. Você acha que a Grécia estaria começando a sair da "Comunidade Europeia" e sua "Zona do Euro"?
Jose Joao Louro
A incapacidade dos partidos da esquerda grega criarem uma frente comum ,favorece os partidos da estrema direita apoiada pelos coronéis saudosistas de um fascismo á grega....
Jose Joao Louro
A classe média alta e uma juventude que ignora o fascismo está a reforçar uma extrema direita armada que começa a atacar sindicalistas e jornalistas independentes tentando intimidar. É uma situação potencialmente perigosa. a posição de Mer...kel só reforça a extrema direita. Na conferencia de imprensa do líder , gorilas fizeram ameaças as jornalistas presentes. E o líder ameaçou os dirigentes sindicais e emoresários de esquerda..
A classe média alta e uma juventude que ignora o fascismo está a reforçar uma extrema direita armada que começa a atacar sindicalistas e jornalistas independentes tentando intimidar. É uma situação potencialmente perigosa. a posição de Mer...kel só reforça a extrema direita. Na conferencia de imprensa do líder , gorilas fizeram ameaças as jornalistas presentes. E o líder ameaçou os dirigentes sindicais e emoresários de esquerda..
Jose Joao Louro
Alguma da banca internacional já se precaveu para a eventual saída. Nas previsões de alguns comentadores europeus a Grécia sairá do Euro antes de Dezembro.
Julio Rocha
Então o quadro é bem mais grave do que imaginamos aqui. Esse aumento dos votos da extrema direita - Aurora Dourada, dos anteriores 20.000 votantes para 438.000 (7 %) e dos Gregos Independentes, alcançando os 11%, - pelo que você coloca, já estão surtindo efeitos sociais como o aumento da violência contra a imprensa livre e os imigrantes...
José Joao Louro
Sim, eu próprio coloquei na minha página a conferencia de imprensa do líder de extrema direita. É inacreditável. Está legendada em espanhol. Nos últimos dias foram atacados na rua sindicalistas .Eles estão organizados como os bandos nazis ...de intimidação de imigrantes , jornalistas de esquerda, etc...Atacam mesmo empresários conhecidos pela sua postura antifascista. Para mim,pessoalmente ,a situação grega , tem todos os ingredientes ,,,Recordemos que foi após uma vitoria da front de bronze na alemanha que os nazis ascenderam ao poder. Há medo nas ruas em Atenas durante a noite. Os nazis tem cumplicidades no exército e nas forças de segurança que fecham os olhos.
Julio Rocha
As declarações de Hollande :
"Ainda que eu acredite na parceria franco-alemã, contesto a ideia de um duopólio. A construção europeia está baseada numa parceria bem equilibrada e de mútuo respeito entre a França e a Alemanha. As parcerias en...tre Schmidt e Giscard, Kohl e Mitterrand, e mesmo entre Chirac e Schroeder, mostraram que as diferenças políticas não significam que não possamos trabalhar em conjunto. Mas estes chefes de estado combinaram uma metodologia intergovernamental com os processos da União Europeia. Esta é a melhor forma de evitar que os nossos parceiros se sintam excluídos, ou, pior ainda, subordinados. Ora, este equilíbrio mudou nos últimos anos. A relação franco-alemã foi exclusiva. As instituições europeias foram ignoradas e alguns países, especialmente os mais frágeis, tiveram o sentimento desagradável de enfrentarem um diretório".
Como você as lê nesta conjuntura grega? Poderia a França dar um pouco mais de fôlego a Grécia...na esperança de um novo plano de reordenamento econômico em contraponto a hegemonia Alemã?
Jose Joao Louro
Segui com muita atenção as declarações de Hollande . Fica claro que ele quer terminar com o eixo-franco -alemão no sentido de duopólio. Falta ganhar apoio de u parlamento ainda não eleito , onde as forças da extrema direita ...podem surgir e ...a aceitação de Merkel. As eleiçoes locais inglesas, italianas e até francesas condenam a política de Merkel. Na alemanha as eleições regionais demonstram que o FPD enfraqueceu . A situação actual é de tentar satisfazer eleitorados. Em Portugal financeiro especula no Brasil ,ao invés de apoiar a produção. Estamos na Europa num momento difícil. A pr´´ópria direita governamental portuguesa reconhece que fez erros ao apoiar o capital especulativo. Todos esperam por hollande e por um novo equilíbrio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário