A exumação do corpo do ex-presidente João Goulart marcada para a próxima quarta-feira (13/11) na cidade de São Borja, na fronteira do Brasil com a Argentina, terá transmissão direta da Rádio Legalidade do PDT e marcará também a inauguração dos estúdios da rádio web do PDT em Porto Alegre. A transmissão e o acompanhamento dos trabalhos, a partir da próxima segunda (11/11) ficará a cargo do locutor e jornalista Paulo Ottaran, de Brasília, e de um repórter local.
A Polícia Federal, com apoio da Brigada Militar gaúcha, montou uma megaestrutura para atender a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República com profissionais especializados nos procedimentos necessários para apurar a causa morte do único presidente brasileiro a morrer no exílio. O grupo de trabalho será coordenado pelo perito Amaury de Souza Junior, do DPF, que contará com a ajuda de peritos da Argentina, do Uruguai e do perito cubano Jorge Perez Gonzalez - que trabalhou nas exumações dos restos mortais de Che Guevara e de Simon Bolívar.
O corpo do presidente João Goulart foi sepultado no jazigo da família Goulart, no cemitério de São Borja, onde também estão sepultados Leonel Brizola e sua mulher, Neuza Goulart Brizola, irmã do presidente Goulart. Desde a última sexta-feira, quando foi anunciada a realização da autopsia, pessoas oriundas de vários municípios da região passaram a fazer romaria ao jazigo da família Goulart.
Na próxima segunda-feira (11/11) a Câmara de Vereadores de São Borja transformará sua sessão ordinária em sessão especial e, no dia seguinte, será realizada audiência pública da Câmara que por uma questão de logística foi transferida para o auditório do Centro de Tradições Gaúchas de São Borja Tropilha Crioula, deverá reunir cerca de 500 pessoas a partir das 18 horas.
Nesta audiência, as autoridades federais explicarão à população de São Borja a importância do processo de exumação do presidente João Goulart para a história do país e revelarão também como ela vai ser feita. Familiares do ex-presidente João Goulart acompanharão a audiência pública e os procedimentos periciais.
Os restos mortais do Presidente seguirão para Brasília onde serão recebidos com honras de estado, as primeiras de João Goulart desde a sua morte em plena ditadura militar que o depós. Lá, além da presidente Dilma Roussef, estarão presentes diversas autoridades e também o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi - além de lideranças do PDT gaúcho. O corpo de Jango que permanecerá na capital federal para análise até o começo de dezembro.
Por medida de segurança não está confirmado o horário exato em que será aberto na quarta-feira, em São Borja, o jazigo do ex-presidente, que mantém-se resguardado por uma tampa que pesa 500 quilos. A cobertura da Rádio Legalidade se dará simultâneamente pelos canais http://www.radiolegalidade.com e http://www.radiolegalidade.com/portoalegre, na internet.
RADIO LEGALIDADE
A Radio Legalidade chega ao Rio Grande do Sul nesta semana. Na terça-feira (12/11) a executiva estadual do PDT gáucho inaugura oficialmente os estúdios da emissora na sede do partido na Rua Félix da Cunha, no Bairro Floresta, em Porto Alegre. O estúdio Porto Alegre gerará conteúdo politico-partidário para toda a militância pedetista através de espaços locais que darão enfoque ao Rio Grande do Sul e o trabalhismo gaúcho.
Logo na estréia da programação local, a radiolegalidade.com/portoalegre transmitirá a audiência pública no CTG Tropilha Crioula, em São Borja, promovida pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República. A transmissão desta audiência integra o ato inaugural da emissora web e será antecedido por uma mesa redonda com lideranças políticas locais. À noite, 19:30, será o ato inaugural.
A respeito da inauguração da Rádio Legalidade em Porto Alegre, Romildo Bolzan Júnior, presidente do PDT gaúcho, comentou em Brasília, em reunião da executiva nacional:
“ Nós vamos usar bem esta ferramenta, materializando um sonho de Brizola. Mesmo porque, foi no Rio Grande que começou a Cadeia da Legalidade e com ela Brizola parou o Brasil em 1961”, afirmou.
Segundo o jornalista Paulo Ottaran, coordenador do projeto, em dezembro a grade nacional da Rádio Legalidade contemplará uma programação com espaços locais nos estados em que os estúdios já estão implantados e envolvendo os mais diversos segmentos do partido. Com a inauguração das unidades no Rio de Janeiro e São Paulo, previstos ainda para este mês de novembro, a forma de comunicação em rede do PDT estará ampliada para oito estados brasileiros. Para ouvir a mais nova rádio web do PDT, bastará acessar o endereço de internet www.radiolegalidade.com/portoalegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário